Visibilidade da pessoa Trans e Travesti
- Espaço Conexões
- 29 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

O Dia Nacional da Visibilidade das Pessoas Transexuais e Travestis é celebrado em 29 de janeiro. A Resolução CFP nº 001/2018, criada em 29 de janeiro de 2018, orienta os princípios de atuação das psicólogas e psicólogos em atendimentos a pessoas trans e travestis. A Resolução se baseia em alguns princípios fundamentais como os previstos no Art. 1o da Constituição Federal de 1988, que estabelece a dignidade da pessoa humana como fundamento do Estado Democrático de Direito e no Código de Ética Profissional das Psicólogas e dos Psicólogos (2005).
Esta é considerada uma data representativa e tem como objetivo ressaltar e reafirmar a importância da garantia de direitos das pessoas trans e travestis no Brasil, que, como apontam pesquisas, é um dos países mais violentos e vulnerabilizantes para esta população em todo o mundo. Nesta data, reforçamos o papel da psicologia no combate a quaisquer formas de preconceito, discriminação e exclusão social.
É imprescindível que toda/o profissional de psicologia tenha conhecimento da Resolução CFP n°001/18 e que atue segundo os princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão voltada à eliminação da transfobia, questionando a patologização em relação a essa população de forma crítica em qualquer que seja seu campo de inserção.
Conheça a Resolução 01/2018 do CFP: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/01/Resolução-CFP-01-2018.pdf
Comentarios